Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Tutor: Edemar Francisco Guimarães
Colégio: Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Turma: 4º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: História em Quadrinhos
Duração: 3 aulas de 90 minutos
Componente Curricular: Português
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAS DIGITAIS
EIXO TEMATICO
Cascão & Cebolinha em AMIZADE.
INTRODUÇÃO:
Através de vídeos e textos a construção de textos interligando fatos e contextualizando, alunos e professores constroem junto o saber que vem rico em idéias, pesquisadas na internet e aplicado em sala de aula.
OBJETIVOS:
Redigir diálogo a partir de história em quadrinhos.
Utilizar o editor de texto Word.
Empregar corretamente recursos digitais.
Efetuar correção ortográfica e gramatical.
Apresentar a história em quadrinho em Power Point.
HABILIDADES:
• Extrair significados analisando uma imagem;
• Ler respeitando as convenções gráficas desse tipo de texto;
• Investigar imagens e produzir textos apropriados;
• Reconhecer relação de causa conseqüência em ações dos personagens;
• Produzir diálogo a partir de história em quadrinhos;
• Expor os diálogos produzidos pelos alunos no blog;
• Ler dramatizando a história;
• Refletir sobre as atitudes que constroem e alimentam a amizade.
RECURSOS UTILIZADOS:
• Computador;
• Internet;
• Recursos digitais como: som, data show, câmeras fotográficas, vídeos e sugestões encontrados em alguns sites.
http://www.youtube.com.br
http://portal.mec.gov.br/tvescola
http://www.novaescola.org.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/
http://portacurtas.uol.com.br/busca.asp
http://www.youtube.com/watch?v=ywRj7H0yndo
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
A partir da apresentação da história em quadrinhos Cascão & Cebolinha em AMIZADE no data show e no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=ywRj7H0yndo) os alunos construíram os seus textos (diálogo) no Word, fazendo as devidas correções ortográficas e gramaticais com o editor de texto sobre orientação do professor. Logo após a conclusão das atividades o professor montará uma apresentação em Power Point que será apresentado a turma e postado no portal do curso e no blog: http://enelide2010.blogspot.com para ser visualizado pelos alunos.
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua Portuguesa, história, Religião e Artes.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa a internet, elaboração de dialogo Word e comentário dos alunos referente ao assunto da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário