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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

A qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido pelo educador depende de uma série de fatores que contribuem para o sucesso da educação. Em tempos de grandes transformações na sociedade moderna e de novas descobertas científicas, surgem tecnologias e metodologias que oferecem ao Professor uma organização didática que propicie ao estudante a apropriação dos conhecimentos necessários para constituí-los cidadãos.
Diante dos investimentos em recursos tecnológicos para a escola percebemos a necessidade de investigar e analisar a importância destes recursos , assim como, quais os métodos e técnicas de ensino que possibilitam um trabalho pedagógico de qualidade, condizente com as necessidades dos alunos, preparando para atuarem em uma sociedade tecnológica e integrada globalmente.
O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E, nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.
Más, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, devemos mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional. Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. O professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica
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