Recadoseglitters.com

sábado, 13 de novembro de 2010

Memorial Reflexivo



Ao longo do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, realizado foram discutidos os sentidos de ensinar e aprender, a aprendizagem que nos acontece diferentes períodos da vida, como na infância, na terceira idade, no período escolar e pós–escolar e como estas diferentes modalidades de aprendizagem podem contribuir para a implantação da aprendizagem continua ao logo da vida. Propondo os princípios para a construção de ambientes de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como matéria-prima de construção. As tecnologias têm grande potencial para trazer grandes mudanças na educação. Uma vez que não estou atuando em sala de aula, atualmente exercendo a função de Diretora Administrativa Adjunta. Contudo a interação com os colegas permitiu-me uma boa compreensão das implicações do trabalho de integração das TIC ao currículo escolar.
Considerando a experiência que já tive de sala de aula, posso afirmar que a minha visão de prática pedagógica agora não é mais a mesma. As abordagens e as discussões deste curso fizeram-me ver a necessidade de pensar a escola, a sala de aula de uma maneira não vista por mim antes: deixar o tradicionalismo da simples transmissão de conteúdos e investir numa prática que contemple os conteúdos curriculares por meio de instrumentos que são o “fascínio”, que são “do interesse” dos estudantes as tecnologias. Minha maior dificuldade foi o fator tempo, tão presente na vida corrida dos profissionais da educação e porque não dizer de todos os profissionais. Outra dificuldade foi a aplicação dos planos de aula foi uma das dificuldades que vivenciei, por não estar em sala de aula. O curso foi excelente, proporcionou maior conhecimento nessa área, o que vai somar ao meu trabalho e também na minha vida pessoal. O tutor foi peça fundamental para meu desempenho e conclusão do curso, paciente, companheiro sempre estava disponível a nos ajudar sempre que solicitado. Tudo que aprendi, desde as abordagens e discussões no curso das TIC, fez-me pensar numa escola diferente, onde o aluno sinta o prazer de estudar com mais alegria, vontade e principalmente explorando as tecnologias de forma criativa e interativa e, além disso, construindo seu conhecimento de forma organizada através do computador, internet, blog, e-mail dentre outros. Gostaria de reafirmar aqui neste relato que o objetivo da introdução do computador na educação não deve ser modismo e sim estar atualizadas com relação ás inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Conclui que as tecnologias na educação têm uma função de grande relevância, auxiliam na mediação pedagógica, aumentam a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula, através de várias formas, principalmente a Internet que vem se desenvolvendo muito rapidamente; Além da formação e qualificação dos docentes e têm uma colaboração na mudança de paradigmas tradicionais em relação ao processo de ensino e aprendizagem, ou seja, elas se apresentam como uma nova maneira de ensinar e aprender.
Joelva Pereira Brandão

Nenhum comentário: