Recadoseglitters.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Currículo desenvolvido na Ação







As tecnologias tornam possível estabelecer outros mecanismos para troca de informações, interação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A interação entre o currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. A educação hoje necessita de reformulações em metodologias, em recursos didáticos, para poder acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente e ao qual está inserida. Não devemos, no entanto, acreditar que o simples fato de a escola possuir computadores estará sendo atual e moderna. Corre-se o risco de mau uso sem finalidades objetivas e didáticas. Se, principalmente, o professor não for requalificado para essas tecnologias, a escola pode estar a usar o computador apenas como mais uma máquina auxiliar, assim como já houve tantas outras, como retroprojetor, TV, etc. O professor ao propor o uso do computador na sua prática pedagógica, deve utilizá-lo para estimular o conhecimento, a capacidade de pensar e de criar do aluno. Se a escola como um todo se fechar para essas mudanças urgentes, estará sendo discriminadora com aqueles que não teriam outra oportunidade a não ser essa de poder participar dessas tecnologias e estar mais bem preparado para o mundo competitivo atual.
Acredito que o computador auxiliará todo o processo de construção do conhecimento, porém não é somente isso, o professor como chave mestra para conduzir e mostrar ao aluno que ele também é responsável pela sua aprendizagem. A aprendizagem humana é vista através de teorias diversas e a do construtivismo diz que o aluno é o responsável pela própria aprendizagem e que ocorre em etapas “estrutural mental do sujeito”.
O aprendizado deve ser visto como um processo permanente de desenvolvimento.
Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada. O importante é o professor conhecer as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário: